
A quinta Jornada Científica da Ordem dos Médicos decorreu num momento de reflexão sobre os desafios que marcam os sistemas de saúde, particularmente em países com recursos limitados. A iniciativa reuniu especialistas e profissionais do setor para debater formas de transformar o conhecimento científico global em soluções adaptadas à realidade nacional.
BASTONÁRIA DA ORDEM DOS MÉDICOS:**
*"O lema que nos une hoje lembra-nos que o conhecimento global só alcança o seu propósito quando é traduzido em soluções adaptadas a realidades locais. Cada comunidade possui características próprias, desafios específicos e recursos diferentes."*
Na sua intervenção de abertura, o Bastonário da Ordem dos Médicos defendeu que o verdadeiro impacto da ciência não está apenas na produção do conhecimento, mas sobretudo na sua capacidade de melhorar a vida das populações. O responsável destacou ainda a necessidade de investir na prevenção, na educação para a saúde e na valorização dos profissionais.
BASTONÁRIA DA ORDEM DOS MÉDICOS:**
*"Sem recursos humanos capacitados e motivados, não podemos ter um bom sistema de saúde e prestar melhores cuidados."*
O dirigente sublinhou ainda que cuidar melhor com menos recursos implica eliminar desperdícios, reduzir intervenções desnecessárias e concentrar esforços naquilo que realmente gera benefícios para os doentes.
BASTONÁRIA DA ORDEM DOS MÉDICOS:**
*"O verdadeiro impacto mede-se por vidas que conseguimos melhorar, nas doenças que conseguimos prevenir, no sofrimento que conseguimos reduzir e na confiança que construímos junto das comunidades que servimos."*

Presente na cerimónia, o Ministro da Saúde aproveitou a ocasião para prestar homenagem aos profissionais que já partiram, com destaque para o antigo ministro da Saúde, Arlindo Carvalho, recordado pelo seu contributo para o desenvolvimento da Ordem dos Médicos e pela participação ativa nas jornadas científicas.
MINISTRO DA SAÚDE:**
*"Todos nós aqui devemos dar o nosso máximo, o nosso melhor, para deixar boas ações que ficam tanto para as nossas organizações como para o nosso país e as populações."*
O governante realçou ainda o papel fundamental da investigação científica na evolução da medicina e na procura de respostas para os desafios atuais do sistema nacional de saúde.
MINISTRO DA SAÚDE:**
*"A medicina só chegou onde chegou hoje graças à investigação científica. E só com a investigação vai conseguir dar as respostas que ainda não tem."*
Reconhecendo as limitações existentes no setor, o ministro destacou o esforço contínuo da Ordem dos Médicos na promoção da investigação e garantiu a disponibilidade do Governo para continuar a colaborar com as organizações profissionais da saúde.
MINISTRO DA SAÚDE:**
*"O Governo, em particular o Ministério da Saúde, está sempre disposto a trabalhar com a Ordem dos Médicos e com todas as organizações que se propõem contribuir para a melhoria do sistema de saúde."*
A quinta Jornada Científica da Ordem dos Médicos ficou marcada pela partilha de experiências, apresentação de trabalhos científicos e reflexão sobre estratégias para fortalecer o sistema de saúde nacional. Os participantes saíram do encontro com o compromisso renovado de promover uma medicina baseada na evidência, mais sustentável, equitativa e centrada nas necessidades dos cidadãos.